domingo, 21 de junho de 2009

A vida é uma viagem

A vida começa e temos uma pequenina mala de mão.
À medida que passam os anos, a bagagem aumenta, existem muitas coisas que recolhemos ao longo do caminho considerando importantes.
De repente, a mala fica insuportável, ela pesa demais, carregamos tantas coisas...muitas vezes inúteis.
Neste momento é preciso escolher... ficamos sentados à beira da estrada, esperando que alguém pare e nos ajude, o que é difícil acontecer, pois cada um dos que passarem por esta estrada já tem sua própria bagagem...
Podemos ficar a vida inteira esperando... esperando... até que os dias acabem... ou podemos aliviar o peso desta mala ... esvaziar a mala ... ou arrumar a mala...
Mas, vem a grande pergunta: O que tirar?
Começamos tirando tudo de dentro da mala. E nesta arrumação vemos o que há dentro dela: Amor ... Amizade ... nossa que bom! Item bastante curioso e não pesa nada!
Tem algo muito pesado ... precisamos fazer muita força para tirar ... hum ... é a Raiva, ui ... como ela pesa! Então ... começamos a encontrar: Incompreensão ... Medo ... Pessimismo ...
Aí, neste momento encontramos: o Desânimo ... quase nos puxa para dentro da mala ... mas puxamos com bastante força, com muita força mesmo, e aí ... eis que no fundo da mala aparece o Sorriso! Ah que Sorriso lindo ... estava sufocado no fundo da nossa mala. Em seguida saí mais um Sorriso e mais outro ... e então o que encontramos? ... a Felicidade!!!
E aí, neste momento, colocamos as mãos dentro da mala e tiramos a Tristeza ... então, temos que procurar a Paciência, pois vamos precisar!! É bom procurar mais, a Força ... a Esperança ... a Coragem ... o Entusiasmo ... o Equilíbrio ... a Responsabilidade ... a Tolerância ... e o Bom Humor ... ah temos que tirar a Preocupação, é bom deixá-la de lado.
Agora nossa mala está pronta para ser arrumada!! Neste momento, temos que colocar na mala só o que for bom, e lembrar de deixá-la fácil de carregar.
E, importante, não devemos esquecer de fazer isso mais vezes, porque nosso caminho é muito ... muito longo...

3 comentários:

  1. Esse texto é seu? Parabéns! Comece a exercitar sua capacidade criadora. Isso é muito importante para um bom jornalista, quer dizer, escritor, quer dizer, ....chef de cozinha?! Leia, leia bastante. Estou adorando ser testemunha do seu crescimento nessa área! Bjs, minha amiga querida!
    Tita

    ResponderExcluir
  2. Este texto é meu sim. Obrigada pela força. Há 20 anos quando conclui a graduação de letras desejei muito ser escritora, mas a vida me levou para outros caminhos...só que quando tem que acontecer, acontece e pronto!!
    Bjs amiga!
    Rosa de La Vega

    ResponderExcluir
  3. Tô tentando arrumar minha mala faz um tempinho. Mas sacar algumas coisas de dentro dela vai demandar um bom tempo, e muito jogo de cintura... Complicado mas necessário. Introspectivo o texto não? Muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger